terça-feira, 9 de junho de 2015

Conta-me como foi...




Há uns dias fui buscar a CLSM à casa da sua avó Sissy.

Não sei bem se será Sissy, Sissi ou Cissy, mas como foi a Maria do Carmo a autora do diminutivo, vou ter de esperar que ela saiba escrever para perguntar qual a grafia pretendida.

Já em casa, quando a estava a preparar para a sesta, perguntei-lhe como habitualmente o que tinham feito durante a manhã.

    - Paxeá.

     - Foste passear com a avó? Que giro! E onde foram?

    - À Dona Béia. Fô pá caxa da Bija.

    - Foram à Dona Bela comprar uma flor para a casa da bisa?

Funciono sempre como papagaio que aprendeu a falar corretamente a ver se pega.

     - Que bom. E onde foram mais?

     - Ao páqui.

Que ela tenha ido com a avó à foista, que é como quem diz à florista, acredito que sim. É ali mesmo ao pé da casa da minha sogra e sei que vão lá algumas vezes.

Agora ao parque? Duvidei muito. Há o parque da Ajuda nas redondezas, mas não assim tão perto para ir a pé. Decidi insistir.

     - Foste com a avó ao parque? De certeza?

E com um olhar maroto diz:

     -Nãaaaao.

    - Ah! E então onde foram?

    - Ao páqui!

Ai, que está o caldo entornado. Mas espera que já te apanho.

    - Foram então ao parque. Que divertido! E a qual parque?

Pausa.

Eu quase que via as engrenagens daquele pequeno cérebro a rodar.

Ah, pois é. Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo, já dizia a bisavó que nunca conheceste, mas de quem vais ouvir falar muito.

Mas as engrenagens continuavam a rodar. E num rasgo de luz:

     - Páqui da Ajuda.

Pronto. Baralhei.

Se, por um lado, duvidava que tivessem ido, não deixava de ser estranho ela acertar no nome do único parque lá perto.

Por outro lado, eu já fui várias vezes a esse parque com ela, mas nunca depois de sair casa da avó nem passando por lá, por isso dificilmente ela se aperceberia da proximidade.

Então decidi-me pela abordagem vamos lá-ser-honestas-minha-menina-que-a-honestidade-é-uma coisa-bonita-e-que-vai-bem-com-tudo:

    - Meu amor, a mamã agora não sabe se foram ao parque ou não. A mamã pode ligar à avó para ter a certeza, mas eu preferia mesmo que fosses tu a contar à mamã.

Nova pausa. Engrenagens. E começa a dizer:

      - 1, 2, 3, 4, 5, 6....


Pronto, a mestre do desconversar volta a atacar.

Demorei um pouco a perceber o que era aquilo. Mas depois fez-se luz.

Eu pedi que ela me contasse. E ela contou.

Até 10.


Beijo da Patinha *


Sem comentários:

Enviar um comentário